Quem foi Ramsés II? Conheça o Poderoso Faraó do Antigo Egito no Blog Antigo Egito
master_core
20/03/2024, 14:46
"Quem foi Ramsés II? Conheça o Poderoso Faraó do Antigo Egito no Blog Antigo Egito"
Quem foi Ramsés II: O Faraó do Antigo Egito
Ramsés II foi um dos faraós mais importantes do Antigo Egito, com um reinado longo e próspero e mais de 100 filhos. Ele pertenceu à dinastia XIX (1292 a.C. a 1190 a.C.) e seu reinado foi o segundo maior da história do Egito Antigo. Ramsés II ficou conhecido pelas suas vitórias em guerra, pela construção de magníficos templos e a finalização de obras começadas por faraós anteriores.
Infância e juventude de Ramsés II
Filho de Seti I, Ramsés II foi coroado príncipe regente durante o reinado de seu pai e acompanhou seu pai em diversas missões, acumulando experiência para quando fosse rei. Durante o seu reinado, ele liderou diversas batalhas a fim de reconquistar para o Egito terras perdidas para os povos núbios e hititas. Foram anos de guerra, mas uma vez que a paz foi estabelecida, Ramsés II teria inclusive se casado com duas princesas hititas.
Conquistas militares e fama de Ramsés II
Além de ter entrado para a história como grande militar, Ramsés II também construiu muitos templos, o que é uma prova da riqueza de seu reinado, já que o sucesso de um faraó estava diretamente relacionado com a quantidade e qualidade de templos que ele podia construir.
O legado arquitetônico de Ramsés II
Ele construiu um enorme templo em sua memória, o Ramesseum, que hoje encontra-se em ruínas, mas nos dá uma ideia da obsessão do faraó com monumentos. Ramsés foi o responsável pelo término das obras do Salão Hipostilo em Karnak, do templo de seu pai em Abydos, assim como o término da câmara funerária do mesmo. Em Assuã, ele construiu pelo menos seis templos, sendo os de Abu Simbel os mais magníficos que se tem conhecimento sobre.
Retorno ao politeísmo no reinado de Ramsés II
Ao construir muitos templos, Ramsés II também enviava a mensagem de que retornava ao politeísmo e abafava os conflitos criados por um de seus antecessores, Akhenaton, que havia estabelecido o monoteísmo.
Homenagens póstumas a Ramsés II
Por fim, ele não apenas construiu muitos templos, como muitos foram construídos em sua homenagem nos anos que se seguiram. Para se ter uma ideia, nove faraós da dinastia XX adotaram o nome Ramsés, pois era de enorme prestígio e orgulho ser descendente da linhagem de Ramsés II. Ele ficou conhecido para sempre como Ramsés, O Grande.
Os Templos de Abu Simbel e sua importância
Os Templos de Abu Simbel, construídos em Assuã, são dois templos esplêndidos: o maior dedicado aos deuses Amon, Ra-Harakty, Ptah e ao próprio Ramsés II; e o segundo à deusa Hathor e à rainha Nefertari, a esposa favorita de Ramsés II.
Carvados em pedras, esses templos são importantes porque são um símbolo do poder do faraó e da suprema arte egípcia. Ramsés II queria templos que servissem não apenas para a adoração de deuses, mas que registrassem sua posição como sendo a própria encarnação de um ao esculpir seu rosto nas estátuas de Amon, Ra-Harakty e Ptah.
A operação de salvamento dos Templos de Abu Simbel
Os Templos de Abu Simbel foram envolvidos em uma grande operação a fim de salvá-los da inundação que sofreriam com a construção da Barragem de Assuã nos anos 60. Uma força-tarefa foi montada pelo governo Egípcio com ajuda da UNESCO para transferir os templos para uma área em que ficassem a salvo. Foram necessários 5 anos, milhões de dólares e centenas de dezenas de trabalhadores para cumprir a tarefa.
A morte de Ramsés II
Ramsés II teria morrido em 1213 a.C. após um pouco mais de 66 anos de reinado. Ele possuiu várias esposas e concubinas e teria tido mais de 100 filhos. Possivelmente ele faleceu devido à avançada idade: sua múmia revela que ele possuía problemas dentários e que sofria de artrite e de problemas de circulação sanguínea.
Explore o legado de Ramsés II no Egito
Venha e explore o templo de Ramsés II com um pacote completo para o Egito. Saiba mais!
Descubra na publicação do blog Antigo Egito quem foi Ramsés II, um dos mais poderosos faraós do Egito Antigo.